Finalistas 2015

Finalistas 2015

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Conto contigo para...

Hoje, dia 16 de janeiro, a D. Ana Taxa esteve na nossa sala de aula para nos ler dois poemas da sua autoria, "Linda e triste" e "Alentejo, meu montado", no âmbito do Projeto de turma Conto contigo para...
Estes poemas inserem-se no projeto "Um Poema na Vila", no Café da Vila, em Coruche, iniciado a 10 de fevereiro de 2012.
Um grupo de amigos juntou-se e começou a escrever poesia.
Este grupo junta-se uma vez por mês e, a partir de um tema sugerido, cada membro do grupo escreve o seu poema.
Já editaram dois livros: "A minha rua" e "O montado - um lugar poético". O segundo livro editado tem a capa feita em cortiça.
Adorámos os poemas que a D. Ana nos leu, bem como o livro com capa de cortiça!

Texto coletivo

Poemas

Linda e triste

Como era bela e linda a minha rua
todos os dias
o sol entrava com seus raios
na janela do meu quarto
iluminava o meu coração de alegria

no inverno, a chuva ao cair batia suavemente
recordando uma harmoniosa canção
suave e calma
a lembrar brincadeiras de crianças

as pessoas conheciam-se
com simpatia, carinho,
a ajuda ao próximo
era leal e verdadeira

como era bela e linda a minha rua
hoje, ao passar por ela,
vejo-a triste, só, abandonada,
sem crianças
sem pessoas simpáticas e afáveis

hoje, são carros,
ervas daninhas
e casas abandonadas,
o passado mistura-se com o presente.
A minha rua continua a ser
bela e linda

Ana Taxa, A minha rua, Apenas Livros Lda e autores


Alentejo, meu montado

Rompe a aurora, nasce o dia iluminando o montado.
Como um hino à alegria ouve-se balir o gado.
Roxo, verde e amarelo, olho à volta o que vejo.
Não há nada assim tão belo, meu querido Alentejo.
Alentejo, que paisagem natural...
Campos planos,
Oliveiras, sobreiros, Montes, ruínas,
No inverno, tudo branco de geada,
No verão, o sol queima.
Perfumados de poejo os campos de solidão,
Assim é o Alentejo que trago no coração.
O melro canta no silvado, o grilo no buraquinho,
E eu por ti apaixonado, Alentejo, meu cantinho.

Ana Taxa, O montado - um lugar poético, Apenas Livros Lda e autores

Sem comentários:

Enviar um comentário